Bioestimuladores de colágeno são partículas que remodelam o colágeno natural do rosto, promovendo um fortalecimento das estruturas faciais e reduzindo os efeitos de flacidez.
É possível associar a aplicação de bioestimuladores de colágeno a tratamentos complementares com aparelhos que otimizem o resultado, como a radiofrequência robótica microagulhada, pelo ultrassom microfocado e pelos lasers fracionados.
Os bioestimuladores são tratamentos preventivos para o efeito de envelhecimento. Após a primeira e a segunda sessões, há uma melhora gradual na pele, mas o principal efeito rejuvenescedor desta modalidade é na prevenção, criando uma espécie de “banco de colágeno” que atrasa o envelhecimento e flacidez da pele.
Existem diferentes tipos de bioestimuladores de colágeno?
Sim! A Clínica Emmanuelle Bertoldi trabalha com três diferentes tipos de bioestimuladores de colágeno e a opção por cada um deles varia de acordo com os objetivos do paciente: o Ácido Polilático (Sculptra), o Radiesse e o Ellansé.
Já consagrado e com eficácia comprovada por diversos estudos científicos, o Ácido Polilático é um dos bioestimuladores mais seguros e eficientes, utilizado para esta finalidade há mais de uma década. São indicadas três sessões no primeiro tratamento e, para casos de maior flacidez, uma sessão por década e, posteriormente, de uma a duas sessões para manter os resultados.
Outro tipo de bioestimulador de colágeno é o Radiesse (Hidroxiapatita de cálcio). Embora possa ser utilizada como preenchedor, para quem deseja sustentação e preenchimentos mais profundos, a hidroxiapatita de cálcio também vem sendo utilizada com maior diluição, adotando a função de bioestimulador de colágeno para diversas regiões do corpo e do rosto. É um tratamento muito utilizado nas mãos, bumbum e pescoço. De fácil aplicação, são necessárias entre uma e três sessões.
Por fim, o Ellansé tem como base a polidioxanona associada a um gel de carboximetilcelulose que faz efeito preenchedor imediato. Por isso, além de ser um potente bioestimulador de colágeno, também gera volume nas áreas de aplicação. É recomendado para áreas que o paciente deseja bioestimular e preencher.
É possível aplicar bioestimulador de colágeno em qualquer região do corpo?
Depende do tipo de bioestimulador selecionado. Sculptra e Radiesse podem ser aplicados no pescoço, mãos e em algumas áreas da face, como as maçãs do rosto. Não é recomendada a aplicação em áreas como a região orbicular, em torno dos olhos, lábios, na área da boca, olhos e testa. O Ellansé, por sua vez, não deve ser aplicado no pescoço.