[featured-img]

A toxina botulínica – conhecida popularmente como botox – é uma substância aplicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas e é muito utilizada para diminuir o efeito de pés-de-galinha nos cantos dos olhos e as linhas na testa e no pescoço.

Aplicada em quantidades muito pequenas, a toxina botulínica provoca o relaxamento da região onde é injetada, bloqueando os impulsos do músculo que criam as linhas e rugas indesejadas.

Como é feita a aplicação de Toxina Botulínica?

Na Clínica Emmanuelle Bertoldi, a aplicação da Toxina Botulínica começa com uma avaliação personalizada da paciente, com análise da musculatura facial para identificar a quantidade de produto necessária para alcançar os resultados desejados. 

A avaliação é feita por um médico e possibilita alcançar resultados mais harmônicos, otimizando durabilidade e efeito.

Quantas aplicações posso fazer?

A quantidade de toxina botulínica aplicada varia de acordo com diversos fatores. Após a avaliação, a médica calcula a dose individual e, após a primeira aplicação, os resultados começam a aparecer em aproximadamente 48 horas. Após 15 dias, o paciente retorna ao consultório para uma segunda avaliação, na qual o médico verifica a necessidade de reforço da aplicação. 

O intervalo recomendado para reaplicação é o de pelo menos 5 meses e o ideal é realizar no máximo duas aplicações por ano, para evitar o chamado efeito-vacina – quando o organismo gera anticorpos e resiste à substância, diminuindo o efeito e duração da aplicação.

Em quais regiões do corpo pode ser aplicada a toxina botulínica?

A toxina botulínica pode ser aplicada com diferentes objetivos, em várias partes do corpo. As principais regiões são a face e o pescoço, especialmente o terço superior da face, na região orbicular dos olhos.

Além da função estética, a toxina botulínica também pode ser aplicada no masseter, músculo da mandíbula, e nos músculos temporais anteriores, para combater o bruxismo e diminuir a contração da musculatura no maxilar. Também é possível aplicar nas mãos, nos pés, na axila, para combater hiperidrose, e na cabeça, para auxiliar no tratamento de enxaqueca. Nestes dois últimos casos, a reaplicação demanda um intervalo maior, entre seis e oito meses.

Há alguma contraindicação para o uso de toxina botulínica?

A toxina botulínica é amplamente utilizada e tem poucos impedimentos para seu uso. A principal contraindicação é a de que ela não pode ser aplicada em mulheres gestantes. Pacientes com miastenia grave também não devem fazer uso da toxina. Além disso, por ser um complexo proteico, a toxina pode causar alergia, mas casos do tipo são muito raros.

Toxina botulínica é o mesmo que preenchimento?

Não. Embora muitas pessoas confundam os efeitos e funções, a toxina botulínica não é um tipo de preenchimento. A toxina botulínica (botox) tem as funções de amenizar rugas e marcas de expressão especialmente na região superior da face, ao redor dos olhos e pescoço, criando a sensação de uma face rejuvenescida. Já o preenchimento é aplicado normalmente no chamado bigode chinês, na região das bochechas e demais áreas inferiores do rosto.

A avaliação sobre qual técnica utilizar depende dos objetivos desejados e deve ser feita em conjunto com a médica responsável.